Dicas & Curiosidades

Nem sempre temos uma ideia exata da função deste equipamento, que tanto nos aborrece quando não funciona corretamente. A seguir vamos saber para que serve, como funciona, e como devemos trata-la.
A bateria é um acumulador recarregável de energia. Sua função é armazenar energia sob a forma química, que será transformada em energia elétrica quando o veículo solicitar.
Ela serve para dar partida no veículo, proporcionar energia para iluminação externa e interna e manter os sistemas elétricos eletrônicos ativos quando o veículo estiver desligado.
Uma bateria automotiva de 12 V é formada por 6 elementos constituídos por placas positivas, negativas, separadores e eletrólito.
O que voce deve saber sobre sua bateria
MANTENHA OS PÓLOS LIMPOS.
Evite deixar as luzes acesas, ou o rádio funcionando com o motor desligado, pois pode descarregar a bateria.
Ao instalar equipamentos que necessitem de muita energia, como rádio mais potente ou ar-condicionado, redimensione o sistema elétrico de maneira que ele suporte o aumento de energia.
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QUANTO TEMPO DURA UMA BATERIA?
A vida média de uma bateria chumbo-ácido automotiva é de 2 anos.
Porém, isso depende muito de fatores externos, tais como:
– sistema de carga do veículo (corrente, tensão);
– temperatura do compartimento onde a bateria está instalada;
– fixação adequada;
– bateria adequada ao veículo e os opcionais istalados.
O QUE FAZER ANTES DE TROCAR A BATERIA?
Para conservar sua bateria, recomendamos que antes de instalar a mesma você cheque cuidadosamente a parte elétrica de seu veículo (regulador de voltagem, alternador/gerador, motor de arranque e fuga de corrente), além do nível da água.
Revise a sua bateria e todo sistema elétrico a cada 3 meses.
O QUE É A SOBRECARGA NA BATERIA?
A sobrecarga na bateria é o excesso de corrente elétrica enviada para a bateria, causada através de carga excessiva após o estado de plena carga.
O QUE A SOBRECARGA PODE FAZER PARA A BATERIA?
– Corrosão das grades positivas e gasificação excessiva, fazendo com que o material das placas, principalmente das positivas, desagregue.
– Depósito acelerado do material das placas no fundo do vaso, na forma de uma lama fina marrom.
– Aumento da temperatura da bateria, podendo destruir tanto as placas quanto os separadores.
Os separadores queimados apresentam cor marrom escura ou preta.
– Abaulamento das placas.
A desnecessária perda de água devido ao processo de gaseificação diminui a vida útil da bateria.
Como entender as informações elétricas de uma donde comprar viagra en madrid bateria?
CAPACIDADE NOMINAL (C20):
É a capacidade de descarga, em ampères-hora, que uma bateria totalmente carregada manterá, a 27ºC e durante 20 horas, sem que a voltagem entre os pólos caia abaixo de 10,5 volts.
O valor da capacidade é dado pelo produto do valor da corrente de descarga aplicada (1/20 de C20), pelo tempo em horas, até a bateria atingir a voltagem de 10,5 volts.
Exemplo: Resultado de teste realizado com uma Bateria de 60 Ah.
A corrente de descarga aplicada (1/20 de C20) = 3 A
Tempo de descarga obtido = 20 horas
Portanto: capacidade = 3 A x 20 h = 60 Ah
C.C.A (COLD CRANKING AMPÈRES) – CORRENTE DE PARTIDA A FRIO:
A principal função da bateria é fornecer energia elétrica ao motor de arranque quando o motor do veículo é acionado.
Para tanto, é necessária uma grande descarga em ampères durante a partida.
Esta função pode ser comprovada através do “Teste de Descarga a Frio”, que mede a descarga em ampères que uma bateria totalmente carregada manterá durante 30 segundos a – 18ºC, sem que a voltagem entre os pólos caia abaixo de 7,2 volts.
C.A (CRANKING AMPÈRES) – CORRENTE DE PARTIDA:
Mede a descarga em ampères que uma bateria totalmente carregada manterá durante 30 segundos a 25ºC, sem que a voltagem entre os pólos caia abaixo de 7,2 volts.
RESERVA DE CAPACIDADE (RC):
É o tempo em minutos que uma bateria totalmente carregada fornecerá energia para ignição, iluminação e acessórios, se o sistema de recarga falhar.
A corrente de descarga para este teste é de 25 ampères a 27ºC, até a voltagem entre os pólos atingir 10,5 volts.
POLARIDADE:
É a localização direita (D) ou esquerda (E) do pólo positivo.